SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Formação de professores em articulação com as escolas públicas: (re)significando a prática pedagógica discenteA institucionalização da escola pública no contexto da crise social do século XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

GROHMANN, Márcia Zampieri. A busca de uma visão mais integrada entre as teorias educacionais para adultos: diálogo entre os autores. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.147-167. ISSN 1984-7114.

O objetivo deste estudo é incitar uma reflexão sobre a necessidade de uma visão mais holística sobre as teorias educacionais. O trabalho buscou realizar a interações entre as teorias educacionais de adultos, mostrando que diferentes autores, de diferentes correntes teóricas, compartilham idéias semelhantes. Para tanto, utilizou-se o modelo teórico de Merriam e Caffarella (1999) que identifica cinco orientações de aprendizagem: behaviorismo, cognitivismo, humanismo, aprendizagem social e construtivismo. Foi possível verificar a vasta gama de relacionamentos existentes entre autores das diferentes correntes teóricas, o que demonstra que apesar de não explicitado, há um compartilhamento de premissas entre as principais teorias educacionais para adultos.

Palabras clave : Interação; Teorias; Adultos; Construtivismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )