SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Cognições e afetos no aprendizado da matemática escolar: sobre o papel das crenças e da emocionalidade na determinação das atitudesA tecnologia educacional face à evolução das correntes educacionais: as contribuições da psicologia cognitiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ZANELLA, Andréa Vieira  y  MOLON, Susana Inês. Psicologia (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re)invenção da vida. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.255-268. ISSN 1984-7114.

Este trabalho, eminentemente teórico, tem por objetivo demarcar a necessidade da produção de práticas psipotencializadoras da vida, comprometidas com a criação de formas novas de existência singulares e coletivas em contextos educacionais. Para tanto, parte-se de reflexões sobre o modo como as relações entre Psicologia e Educação vêm se processando historicamente no Brasil, destacando-se a crítica às interfaces que mascaram as condições históricas que (re)produzem relações sociais de dominação/submissão e suas variadas formas de discriminação e violência. Em contraposição, defende-se a necessidade de relações estéticas e éticas, pois estas se caracterizam pela experimentação e constituição de relações sociais mutuamente constitutivas cujo foco é a sensibilidade e o acolhimento à diversidade que caracteriza a condição humana.

Palabras clave : Psicologia e Educação; Psicologia Escolar; Práticas Psi; Relações Éticas e Estéticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )