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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ZANELLA, Andréa Vieira  e  MOLON, Susana Inês. Psicologia (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re)invenção da vida. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.255-268. ISSN 1984-7114.

Este trabalho, eminentemente teórico, tem por objetivo demarcar a necessidade da produção de práticas psipotencializadoras da vida, comprometidas com a criação de formas novas de existência singulares e coletivas em contextos educacionais. Para tanto, parte-se de reflexões sobre o modo como as relações entre Psicologia e Educação vêm se processando historicamente no Brasil, destacando-se a crítica às interfaces que mascaram as condições históricas que (re)produzem relações sociais de dominação/submissão e suas variadas formas de discriminação e violência. Em contraposição, defende-se a necessidade de relações estéticas e éticas, pois estas se caracterizam pela experimentação e constituição de relações sociais mutuamente constitutivas cujo foco é a sensibilidade e o acolhimento à diversidade que caracteriza a condição humana.

Palavras-chave : Psicologia e Educação; Psicologia Escolar; Práticas Psi; Relações Éticas e Estéticas.

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