SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Psicologia (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re)invenção da vidaPsicologia histórico-cultural: indicações para uma leitura marxista de Vigotski índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. A tecnologia educacional face à evolução das correntes educacionais: as contribuições da psicologia cognitiva. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.269-281. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre as contribuições da psicologia cognitiva para o desenvolvimento da tecnologia educacional ou instructional design, como é designado este termo em língua inglesa, ou ainda designe pédagogique, sua designação na língua francesa. Esse estudo tem sua origem em uma pesquisa doutoral em contexto norte-americano, na qual um dos objetivos comportava a análise do desenvolvimento das tecnologias educacionais e sua influência na concepção de ambientes de aprendizagem para formação de professores, considerando que este campo teve sua origem em pesquisas desenvolvidas por psicólogos behavioristas e atualmente as pesquisas sobre propostas de formação de professores em contexto norte-americano caminham em direção a uma proposta socioconstrutivista. Como discorremos no artigo, tem sido um grande desafio aos planejados dos ambientes de ensino-aprendizagem dar conta das propostas da psicologia cognitiva e fazer com que a tecnologia educacional acompanhe este desenvolvimento.

Palabras clave : Psicologia Cognitiva; Tecnologias Educacionais; Ambientes de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )