SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02A tecnologia educacional face à evolução das correntes educacionais: as contribuições da psicologia cognitivaWallon e a educação: uma visão integradora de professor e aluno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CARMO, Maurilene do  y  JIMENEZ, Susana. Psicologia histórico-cultural: indicações para uma leitura marxista de Vigotski. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.283-297. ISSN 1984-7114.

O artigo contrapõe-se à inserção da psicologia de Vigotski no universo construtivista, reafirmando a importância do resgate da psicologia histórico-cultural a partir de seus fundamentos marxistas. Para tanto, com base na revisão de uma literatura crítica selecionada, retoma de forma breve, a trajetória intelectual de Vigotski e seu papel na construção de uma psicologia marxista, ao lado de Luria e Leontiev, no contexto da Rússia do período revolucionário inaugurado em 1917; discute as principais dificuldades relativas à reconstrução da obra de Vigotski, após a avalanche stalinista, bem como à introdução de seu pensamento no Ocidente, particularmente nos Estados Unidos e no Brasil; e, por fim, aponta os desvios essenciais operados pelo tratamento particularizado atribuído pelo neovigotskianismo à linguagem, descolado do princípio marxiano do trabalho.

Palabras clave : Vigotski; Marxismo; Neovigotskianismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )