SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02Psicologia da educação: construindo novos sentidos para o processo de formação do professorA construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ANDRE, Marli E. D. A. de  and  PLACCO, Vera M. N. de S.. Processos psicossociais na formação de professores: um campo de pesquisas em psicologia da educação. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.339-346. ISSN 1984-7114.

O presente texto busca definir o campo de estudos sobre formação de professores, priorizando os aspectos psicossociais. Centrando-se no processo de constituição da identidade profissional de professores e coordenadores, entende-se que o estudo dos processos psicossociais inclui suas histórias, saberes, experiências, representações, sentimentos, emoções, assim como suas relações e práticas no contexto institucional em que atuam. Na investigação desses processos pode-se recorrer a quatro dimensões interrelacionadas: subjetiva, institucional, pedagógica e sociocultural.

Keywords : Formação de Professores; Processos Psicossociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )