SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Psicologia da educação: construindo novos sentidos para o processo de formação do professorA construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ANDRE, Marli E. D. A. de  y  PLACCO, Vera M. N. de S.. Processos psicossociais na formação de professores: um campo de pesquisas em psicologia da educação. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.339-346. ISSN 1984-7114.

O presente texto busca definir o campo de estudos sobre formação de professores, priorizando os aspectos psicossociais. Centrando-se no processo de constituição da identidade profissional de professores e coordenadores, entende-se que o estudo dos processos psicossociais inclui suas histórias, saberes, experiências, representações, sentimentos, emoções, assim como suas relações e práticas no contexto institucional em que atuam. Na investigação desses processos pode-se recorrer a quatro dimensões interrelacionadas: subjetiva, institucional, pedagógica e sociocultural.

Palabras clave : Formação de Professores; Processos Psicossociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )