SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Psicologia da educação: construindo novos sentidos para o processo de formação do professorA construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ANDRE, Marli E. D. A. de  e  PLACCO, Vera M. N. de S.. Processos psicossociais na formação de professores: um campo de pesquisas em psicologia da educação. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.339-346. ISSN 1984-7114.

O presente texto busca definir o campo de estudos sobre formação de professores, priorizando os aspectos psicossociais. Centrando-se no processo de constituição da identidade profissional de professores e coordenadores, entende-se que o estudo dos processos psicossociais inclui suas histórias, saberes, experiências, representações, sentimentos, emoções, assim como suas relações e práticas no contexto institucional em que atuam. Na investigação desses processos pode-se recorrer a quatro dimensões interrelacionadas: subjetiva, institucional, pedagógica e sociocultural.

Palavras-chave : Formação de Professores; Processos Psicossociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )