SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidadeA ressignificação da formação do professor a partir de vivências estéticas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BRAZ, Anadja Marilda Gomes. O pensamento do professor: pressupostos e dimensões de estudo. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.365-380. ISSN 1984-7114.

O texto tem como objetivo sistematizar o surgimento e desenvolvimento das pesquisas sobre o pensamento do professor, com a intenção de refletir sobre os processos pelos quais os professores estruturam seus pensamentos. Organiza-se em torno dos pressupostos básicos que dão sustentáculo a essas pesquisas, bem como suas dimensões de estudo. Baseada em análise do paradigma sócio-construtivista, a autora aponta para a necessidade de se conhecer o pensamento do professor através das suas teorias implícitas, por constituir seu pensamento um suporte relevante para definir suas atividades, para identificar problemas, para tomar decisões, viabilizando, assim, uma elevação na qualidade da prática educativa.

Keywords : Pensamento do Professor; Formação de Professores; Teorias Implícitas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )