SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidadeA ressignificação da formação do professor a partir de vivências estéticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

BRAZ, Anadja Marilda Gomes. O pensamento do professor: pressupostos e dimensões de estudo. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.365-380. ISSN 1984-7114.

O texto tem como objetivo sistematizar o surgimento e desenvolvimento das pesquisas sobre o pensamento do professor, com a intenção de refletir sobre os processos pelos quais os professores estruturam seus pensamentos. Organiza-se em torno dos pressupostos básicos que dão sustentáculo a essas pesquisas, bem como suas dimensões de estudo. Baseada em análise do paradigma sócio-construtivista, a autora aponta para a necessidade de se conhecer o pensamento do professor através das suas teorias implícitas, por constituir seu pensamento um suporte relevante para definir suas atividades, para identificar problemas, para tomar decisões, viabilizando, assim, uma elevação na qualidade da prática educativa.

Palavras-chave : Pensamento do Professor; Formação de Professores; Teorias Implícitas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )