SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02O pensamento do professor: pressupostos e dimensões de estudoEnsino de psicologia em cursos superiores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SCHLINDWEIN, Luciane Maria  y  SOARES, Maria Luiza Passos. A ressignificação da formação do professor a partir de vivências estéticas. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.381-391. ISSN 1984-7114.

Neste trabalho investigamos a construção de significados e de sentidos estéticos, ou seja, o desenvolvimento da sensibilidade estética em um grupo de doze professoras da educação básica. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, efetivada entre 2004 e 2006, totalizando seis semestres letivos. Foram realizados encontros quinzenais, nos quais as professoras envolvidas puderam vivenciar experiências estéticas no âmbito das artes visuais, da literatura e da música. Estas vivências intencionaram, por um lado, a tomada de consciência do sensível, ou seja, do olhar, do ouvir, do sentir e, por outro, e, concomitantemente, a elaboração conceitual. Todos os encontros foram videografados, transcritos e analisados na perspectiva da psicologia histórico-cultural, especialmente dos estudos de Vigotski e Bakhtin. Os resultados aqui discutidos centram-se nos encontros cujos focos foram a literatura e a música.

Palabras clave : Sensibilidade Estética; Formação de Professores; Formação de Conceitos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )