SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03Ensaios sobre educação popular: retomando reflexões através de FreireDa educação problematizadora para a educação matemática crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MOREIRA, Janine; SANTOS, Heliete Rocha dos; TEIXEIRA, Regina Fátima  y  FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Educação popular em saúde: a educação libertadora mediando a promoção da saúde e o empoderamento. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.507-521. ISSN 1984-7114.

A educação em saúde vem concretizando suas bases em meio ao conceito de promoção da saúde e, dentro desta, dialogando com o conceito de empoderamento. Porém, estes conceitos podem se atrelar à noção comportamentalista de mudança de hábitos e estilos de vida - retida na compreensão de fatores de risco -, ou à noção de concepção de qualidade de vida em seu aspecto comunitário. Paulo Freire é considerado um dos teóricos inspiradores da noção de empoderamento comunitário. Este artigo traz reflexões sobre estas noções, partindo do pressuposto de que a Pedagogia do Oprimido precisa ser revisitada, no sentido de se compreender a dimensão da educação libertadora e, junto a ela, a “conscientização”, enquanto mediação para a autonomia e a autoria do mundo, e não enquanto ação vertical dos profissionais frente à população para “sensibilizá-la” e “conscientizá-la” da necessidade de se empoderar, o que caracterizaria a educação bancária.

Palabras clave : Educação em Saúde; Empoderamento; Educação Libertadora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )