SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03Educação popular em saúde: a educação libertadora mediando a promoção da saúde e o empoderamentoContribuições de idéias de Paulo Freire e Vygotsky à alfabetização de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CORREA, Cirlei Marieta de Sena  e  MORETTI, Méricles Thadeu. Da educação problematizadora para a educação matemática crítica. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.523-536. ISSN 1984-7114.

Nossos estudos têm permitido defender a tese de que discussões sobre educação matemática crítica (EMC) são alicerçadas por elementos teóricos presentes na concepção problematizadora da educação, de Paulo Freire. Assim sendo, este artigo tem o objetivo de tecer considerações sobre esta. Organiza-se de forma a estabelecer o diálogo entre o pensamento do autor nos contextos da alfabetização, da pedagogia do oprimido e do ensino de ciências. Finalmente, realiza discussões sobre como ensinar matemática de forma que este ensino permita o desenvolvimento de uma visão crítica à luz de autores como Skovsmose e D’Ambrósio.

Palavras-chave : Educação Problematizadora; Ensino de Ciências; Educação Matemática Crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )