SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03Da educação problematizadora para a educação matemática críticaO diálogo de Illich e Freire em torno da educação para uma nova sociedade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MOURA, Tania Maria de Melo. Contribuições de idéias de Paulo Freire e Vygotsky à alfabetização de jovens e adultos. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.537-548. ISSN 1984-7114.

Este texto é um recorte de estudos em torno das produções teóricas de e sobre Freire e Vygotsky, buscando identificar nas suas idéias explicação para as propostas e práticas de alfabetização anunciadas como fundamentadas nos referidos teóricos. Para nortear os estudos foram definidas três categorias de análise: concepção de alfabetização e o seu processo de desenvolvimento; concepção e caracterização dos alfabetizandos e; concepção e caracterização dos alfabetizadores e a definição do seu papel. A partir dessas categorias, foi possível identificar pontos de aproximações fundamentais à reflexão e a formulação de novas proposições para a educação e alfabetização de jovens e adultos.

Palabras clave : Freire; Vygotsky; Alfabetizão de Jovens e Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )