SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue03O diálogo de Illich e Freire em torno da educação para uma nova sociedadeDiálogo com Paulo Freire: um relato de experiência na formação de professores para a utilização crítica da tecnologia na prática pedagógica on line author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

DANTAS, Jéferson. A identidade do educador sob a ótica de Anísio Teixeira e Paulo Freire. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.565-584. ISSN 1984-7114.

Este artigo procura discutir a identidade do educador sob a ótica de Anísio Teixeira e Paulo Freire, levando-se em conta suas trajetórias no campo educacional em diferentes momentos da história política do Brasil. Tal modelo formacional docente e sua respectiva identidade, estudadas pelos dois autores, só podem ser compreendidas no interior das transformações dos saberes e das competências educacionais, onde, muitas vezes, se ocultam estratégias políticas de um modelo docente flexível, globalizado, dinâmico e cada vez mais dependente do processo tecnológico. Ao se estabelecer a hegemonia da tecnologia informacional em ambientes formais de ensino, este educador pretensamente criativo e espetacularmente bombardeado por tantas informações, acaba por se despolitizar e alienar-se de seu próprio saber.

Keywords : Anísio Teixeira e Paulo Freire; Identidade do Educador; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )