SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03O desenvolvimento moral humano: perspectivas e contribuições da teoria de Lawrence KohlbergUm estudo sobre os estados morais em Kohlberg índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

AMORIM NETO, Roque do Carmo  y  ROSITO, Margaréte May Berkenbrock. Freire, Dussel e Kohlberg: da vulnerabilidade à autonomia. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.615-627. ISSN 1984-7114.

A vulnerabilidade é uma categoria essencial da condição de existência humana. Em estreita correlação com o princípio de autonomia é eixo fundamental para a reflexão da dimensão da ética na intervenção educativa no contexto da globalização. É na articulação entre os autores Freire, Dussel e Kohlberg que se sustenta a reflexão sobre a intervenção educativa, com apelo para as questões de educação moral que envolvem os conceitos de autonomia e vulnerabilidade, suas implicações para a vida em comunidade, em grupo, em sociedade, numa determinada cultura e a relevância social desses conceitos para compreender a intervenção educativa no sentido de formar as pessoas para a autonomia.

Palabras clave : Educação; Vulnerabilidade; Autonomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )