SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03Freire, Dussel e Kohlberg: da vulnerabilidade à autonomiaInfância e mídia: reflexões sobre produtos culturais para crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

VILLELA, Elisabeth Caldeira  y  RAITZ, Tânia Regina. Um estudo sobre os estados morais em Kohlberg. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.629-641. ISSN 1984-7114.

Este artigo tem como preocupação discutir os estados morais em Kohlberg para compreendermos as questões relacionadas ao desenvolvimento da consciência democrática. No mundo em que, muitas vezes, negam-se valores ou estes se limitam ao aspecto individual desde a ética relativista, convém identificarmos como o raciocínio mental opera frente aos desafios e dilemas enfrentados no cotidiano para entender: como a construção pessoal da consciência democrática oportuniza o rendimento produtivo do sujeito trabalhador, a capacidade de tomar decisões, de resolver problemas complexos e de fazer frente às situações imprevistas, no âmbito da cotidianeidade. Neste sentido, a perspectiva social neste estudo considerará os níveis da seguinte forma: nível pré-convencional que tem interesse na aprovação social; o nível convencional preocupado com a lealdade às pessoas, grupos e autoridades; nível pós-convencional pelo bem estar de outros e da sociedade. Um valor básico, tanto em nível convencional como pós-convencional é a confiança.

Palabras clave : Estados Morais; Níveis de Consciência; Consciência Democrática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )