SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03Um estudo sobre os estados morais em Kohlberg índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FERREIRA, Mayra Fernanda. Infância e mídia: reflexões sobre produtos culturais para crianças. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.645-656. ISSN 1984-7114.

No cotidiano infantil observa-se a presença de produtos midiáticos específicos para este segmento de público. Desta forma, o presente artigo pretende discutir a relação que as crianças mantêm com a mídia, considerando sua participação como receptoras ativas e críticas. Como a mídia exerce também um papel de educadora, é necessário investigar a representação infantil em seus produtos, assim como os valores e ideologias transmitidos. A partir da experiência com crianças e seu contato com jornais infantis, verificamos a contribuição dessa mídia na formação de leitores críticos desde a infância, ao mesmo tempo em que valorizamos a visão infantil sobre um produto cultural a ela destinado.

Palabras clave : Infância; Mídia; Participação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )