SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A inclusão cidadã passada uma década da promulgação da Lei 9394/96: entre a retórica do legal e a transitoriedade do real índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MAIA, Maria Eugênia Alves dos Santos; CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro  e  TOSTA, Sandra de Fátima Pereira. A produção da diferença e da aprendizagem na sala de aula. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.01, pp.11-26. ISSN 1984-7114.

Este artigo foi escrito com a intenção de discutir o entendimento que duas professoras têm do conceito de diferença e analisar as implicações desse entendimento na relação professor-aluno e no processo de aprendizagem dos alunos. Partimos do princípio que a diferença e a aprendizagem são produzidas por meio de interações sociais e que essas, a priori, não são formativas. Para tanto discutimos que a compreensão do conceito de diferença, construído a partir da vida cotidiana, necessita desvincular-se de sua visão cotidiana, pois, só então é possível aos professores compreender as ações empreendidas nas relações pessoais e/ou nas relações educativas. Apoiando-nos na diferença de percepção das duas professoras em relação a um mesmo aluno, selecionamos fragmentos de situações de interação na sala de aula pertinentes ao objeto de análise. Concluímos que as interações sociais formativas dependem de condições que as façam favoráveis a um processo saudável de produção da diferença e da aprendizagem. Para nós, categorias conceituais discriminatórias geram o conformismo e a passividade, enquanto categorias respeitosas e igualitárias geram o envolvimento, a flexibilização e o engajamento. São estas últimas, portanto, as mais desejáveis ao processo de formação humana e ao desenvolvimento dos indivíduos.

Palavras-chave : Diferença; Relações Formativas; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )