SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A inclusão cidadã passada uma década da promulgação da Lei 9394/96: entre a retórica do legal e a transitoriedade do realPolíticas educacionais e eqüidade: revendo conceitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PEREIRA, Paulo Celso  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. A concepção de educadores de crianças vitimizadas sobre inclusão escolar. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.01, pp.41-51. ISSN 1984-7114.

A criança vítima de violência doméstica, dentre outras seqüelas, pode ter o seu rendimento escolar prejudicado. Há estudos que dizem que algumas dessas crianças precisariam de educação especial. Como parte de um estudo que caracterizou o desempenho escolar de crianças vitimizadas, suas professoras e as diretoras das escolas que freqüentavam foram convidadas a participar da pesquisa. O objetivo dessa participação foi investigar a concepção das educadoras sobre o movimento de inclusão escolar. Participaram 18 professoras e 10 diretoras que responderam, na própria escola, a uma entrevista semi-estruturada, versando sobre questões pertinentes ao objetivo do estudo. Os dados obtidos revelaram que as educadoras, em especial as professoras, têm um conhecimento superficial sobre inclusão escolar, bem como sobre a terminologia “necessidades educacionais especiais”, no entanto, todas foram unânimes em pleitear capacitação para atender alunos com necessidades educacionais especiais.

Palavras-chave : Inclusão Escolar; Violência Doméstica; Criança Vítima de Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )