SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Ensinando e aprendendo saúde e cidadania: um relato de experiência de extensão universitária do Projeto Univali/MulherNovos murmúrios sobre as metodologias de pesquisa com crianças pequenas: desafios e rupturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

LA PASTINA, Camilla Carpanezzi  e  DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Reflexões sobre desenho infantil, memória e percepção. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.01, pp.113-128. ISSN 1984-7114.

Este artigo aborda algumas contribuições dos estudos de memória e percepção para a compreensão do desenho infantil. Acredita-se que, para compreender o desenho infantil, é necessário o entendimento de questões relativas à memória (Duarte, 2003). Da mesma forma, se desenvolvermos a memória visual, poderemos desenvolver capacidades de desenho. Utilizamos aqui as considerações de Piaget e Inhelder (1993) sobre a natureza da percepção e do desenho, o conceito de modelo interno de Georges-Henri Luquet (1969) e as pesquisas de Bernard Darras (1996, 2003) sobre memória visual e memória procedural. Posteriormente são consideradas as relações entre a memória visual, a realidade e as representações imagéticas. Brent e Marjorie Wilson (1982) procuram explicar porque é mais fácil copiar um desenho de determinado objeto do que tentar evocar mentalmente uma imagem visual real do mesmo objeto. Finalmente consideramos a importância do entendimento destas questões para que o professor possa trabalhar melhor o desenho com seus alunos.

Palavras-chave : Desenho Infantil; Memória; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )