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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Danielle Mesquita da Costa  y  GRILLO, Margareth. A utilização dos jogos educativos como instrumento de educação ambiental: o caso reserva Ecológica de Gurjaú - PE. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.02, pp.229-238. ISSN 1984-7114.

Entre os fatores que contribuem para os problemas ambientais enfrentados nos últimos tempos, pode-se destacar a ação antrópica, atuando de forma negativa no ambiente natural. Diante desse fato, faz-se necessário a criação de estratégias para minimizá-la, como a educação ambiental, visando à formação de cidadãos preocupados com a natureza, partindo do princípio de que é preciso conhecer para preservar. Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas, existem os jogos educativos, destinados principalmente a crianças, para que cresçam atentas à preservação do meio ambiente. A Reserva Ecológica (Resec) de Gurjaú, localizada na divisa dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno no Estado de Pernambuco, sofre prejuízos ambientais, sendo extremamente necessária a conscientização dos moradores do entorno que vêm desmatando o local para fins agrícolas. Por isso, esta proposta aborda a importância dos jogos educativos na tarefa de conscientização das crianças que visitam a Resec, bem como as que residem e estudam em escolas localizadas no entorno do local, tornando-se ambientalmente corretas e estimulando suas famílias a não desmatar a Reserva.

Palabras clave : Educação Ambiental; Jogos Educativos; Resec Gurjaú.

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