SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Materiais pedagógicos e tecnologias: avanços e obstáculos na formação continuada em educação ambientalAprendizagem no ensino superior: aplicação de um jogo didático na área de estatística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; FORTES, Caroline Côrrea  e  FREITAS, Soraia Napoleão. Olhar e oportunidade aos alunos com potencial superior: uma experiência aberta ao diálogo. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.02, pp.271-279. ISSN 1984-7114.

O presente artigo se propõe a dialogar sobre o atendimento que vem sendo ofertado a alunos com altas habilidades a partir de experiências vivenciadas no Projeto de Extensão nomeado ‘PIT - Programa de Incentivo ao Talento’, da Universidade Federal de Santa Maria. Esta proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação se fundamenta nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e se fundamenta metodologicamente através do Modelo de Enriquecimento Escolar, proposta por Renzulli (Renzulli & Reis, 2000). À luz deste referencial teórico-metodológico, buscou-se, transversalmente desta vivência, ampliar os benefícios da estimulação e do enriquecimento para crianças com potencial superior.

Palavras-chave : Educação Especial; Aluno com Altas Habilidades; Atendimento Educativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )