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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SOUZA, Elizete Cristina de. O disléxico como sujeito do processo ensino-aprendizagem. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.03, pp.423-432. ISSN 1984-7114.

Este artigo procura apresentar idéias acerca da complexidade do processo ensino-aprendizagem, em que o sujeito seja disléxico. A dislexia, dessa forma, está vinculada ao entendimento do ser humano, o que envolve indagações sobre quem somos; como se processa a memória e, conseqüentemente, o pensamento/linguagem; como aprendemos e do porquê das dificuldades no processo individual de aprendizado, o que representa um dos desafios deste século. Os operadores cognitivos são utilizados, no texto, para realçar o que propomos para aprimorar o processo de aprendizagem. Por meio deles, visamos a uma política pública de inclusão e de respeito às diferenças individuais dos disléxicos. Recomenda-se, assim, mudança na formação inicial em que se propiciem momentos de reflexão dos futuros docentes para viabilidade de currículos mais flexíveis e de práticas inovadoras que atendam às necessidades dos estudantes disléxicos.

Palavras-chave : Dislexia; Complexidade; Operadores Cognitivos; Políticas Públicas; Inclusão.

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