SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número03O disléxico como sujeito do processo ensino-aprendizagemNegociações culturais e mudanças curriculares no ensino superior protagonizadas por sujeitos da etnia/raça afrodescendente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

NEGRINI, Tatiane  e  FREITAS, Soraia Napoleão. Alunos com altas habilidades/superdotação e seu atendimento em uma escola pública: uma discussão sobre a inclusão e a gestão educacional. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.03, pp.433-448. ISSN 1984-7114.

Esta pesquisa foi desenvolvida durante o Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM, numa Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos identificados com características de altas habilidades/superdotação. Tem como objetivo investigar como uma escola, através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas e pedagógicas para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos com características de altas habilidades/superdotação. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utiliza como instrumentos a pesquisa documental, uma entrevista semi-estruturada com os professores dos alunos identificados com altas habilidades/superdotação e uma entrevista semi-estruturada com um membro da coordenação escolar, além da observação em sala de aula.

Palavras-chave : Educação Especial; Altas Habilidades/Superdotação; Gestão Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )