SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue03Alunos com altas habilidades/superdotação e seu atendimento em uma escola pública: uma discussão sobre a inclusão e a gestão educacionalPode alguém ser um educador sem ser opressor? Reflexões acerca da ética e da pedagogia crítica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BACKES, José Licínio. Negociações culturais e mudanças curriculares no ensino superior protagonizadas por sujeitos da etnia/raça afrodescendente. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.03, pp.449-461. ISSN 1984-7114.

O texto analisa alguns processos de negociação cultural que ocorreram em função da presença de afro-descendentes no Ensino Superior. A pesquisa teve como fonte sujeitos afro-descendentes de uma comunidade, a comunidade Negraeva, localizada no Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que acessaram o Ensino Superior por meio do Projeto Negraeva. Pela pesquisa, foi possível concluir que a presença deles em diferentes cursos e em diferentes instituições de Ensino Superior (uma pública e duas particulares) produziu um conjunto de negociações, forjando discussões e práticas que não constavam nos currículos dos cursos dessas instituições.

Keywords : Cultura; Negociação; Afro-Descendentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )