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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

GUIMARAES, Ludmila de Vasconcelos Machado  y  MARANHAO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. Pode alguém ser um educador sem ser opressor? Reflexões acerca da ética e da pedagogia crítica. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.03, pp.463-474. ISSN 1984-7114.

Este trabalho é uma reflexão acerca da ética e da pedagogia crítica a partir da perspectiva de Paulo Freire. Com o intuito de se entender mais claramente o processo educacional atual, buscou-se resgatar as abordagens principais que participaram da formação deste processo, já que cada uma destas implica diferentes práticas educacionais. O que se pôde observar é que, apesar das várias abordagens existentes, duas correntes caracterizam o sistema de ensino atual: uma que atenda às exigências do mundo produtivo, e outra que busca o desenvolvimento de uma cultura crítica e fundamentada, capaz de acenar como uma condição emancipatória. Buscamos, neste artigo, trazer à tona a questão da ética no ensino como forma de emancipação dos sujeitos. Assim, a partir da leitura do papel do professor na formação dos alunos, analisamos a perspectiva crítica da educação como projeto adequado para o desenvolvimento ético dos alunos na escola e na sociedade.

Palabras clave : Educação; Ética; Paulo Freire.

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