SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número03Negociações culturais e mudanças curriculares no ensino superior protagonizadas por sujeitos da etnia/raça afrodescendenteSobre formação de professores e o desafio da ética e da moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

GUIMARAES, Ludmila de Vasconcelos Machado  e  MARANHAO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. Pode alguém ser um educador sem ser opressor? Reflexões acerca da ética e da pedagogia crítica. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.03, pp.463-474. ISSN 1984-7114.

Este trabalho é uma reflexão acerca da ética e da pedagogia crítica a partir da perspectiva de Paulo Freire. Com o intuito de se entender mais claramente o processo educacional atual, buscou-se resgatar as abordagens principais que participaram da formação deste processo, já que cada uma destas implica diferentes práticas educacionais. O que se pôde observar é que, apesar das várias abordagens existentes, duas correntes caracterizam o sistema de ensino atual: uma que atenda às exigências do mundo produtivo, e outra que busca o desenvolvimento de uma cultura crítica e fundamentada, capaz de acenar como uma condição emancipatória. Buscamos, neste artigo, trazer à tona a questão da ética no ensino como forma de emancipação dos sujeitos. Assim, a partir da leitura do papel do professor na formação dos alunos, analisamos a perspectiva crítica da educação como projeto adequado para o desenvolvimento ético dos alunos na escola e na sociedade.

Palavras-chave : Educação; Ética; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )