SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue03Pode alguém ser um educador sem ser opressor? Reflexões acerca da ética e da pedagogia críticaGestão escolar e combate à violência: uma articulação necessária author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

AMORIM NETO, Roque do Carmo. Sobre formação de professores e o desafio da ética e da moral. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.03, pp.475-488. ISSN 1984-7114.

O artigo apresenta, inicialmente, um panorama descritivo das conseqüências do relativismo ético e do eclipse da moralidade, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista filosófico. Em seguida, a partir da definição de ética e moral assumida por Yves de La Taille, o texto apresenta algumas inferências possíveis sobre a concepção de ética, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Finalmente, são apresentadas algumas perspectivas que a discussão sobre ética e moral pode assumir na Educação e, especificamente, na formação de professores.

Keywords : Ética; Formação Inicial do Professor; Moral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )