SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número03Pode alguém ser um educador sem ser opressor? Reflexões acerca da ética e da pedagogia críticaGestão escolar e combate à violência: uma articulação necessária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

AMORIM NETO, Roque do Carmo. Sobre formação de professores e o desafio da ética e da moral. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.03, pp.475-488. ISSN 1984-7114.

O artigo apresenta, inicialmente, um panorama descritivo das conseqüências do relativismo ético e do eclipse da moralidade, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista filosófico. Em seguida, a partir da definição de ética e moral assumida por Yves de La Taille, o texto apresenta algumas inferências possíveis sobre a concepção de ética, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Finalmente, são apresentadas algumas perspectivas que a discussão sobre ética e moral pode assumir na Educação e, especificamente, na formação de professores.

Palabras clave : Ética; Formação Inicial do Professor; Moral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )