SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicasUma leitura em diagonal: as relações entre o diagnóstico e a inclusão escolar de sujeitos com autismo e psicose infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PAVAN, Ruth. Currículo, formas de controle e produção das fronteiras da inclusão/exclusão. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.01, pp.17-29. ISSN 1984-7114.

Este artigo é fruto de uma pesquisa docente, vinculada ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, sobre a reflexão dos professores e professoras acerca do currículo escolar da educação básica. O objetivo é problematizar o currículo como um dispositivo de controle na educação básica, quer seja pela forma como se desenvolve a avaliação, quer seja pela forma como professores e professoras concebem o currículo, produzindo as fronteiras da inclusão/exclusão. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada junto a educadores da educação básica. Discutimos a escola e o currículo como uma forma de controle que exerce a vigilância permanente sobre as vontades, desejos e disposições dos alunos e alunas, produzindo as fronteiras da inclusão/exclusão.

Palabras clave : Currículo; Prática Pedagógica; Inclusão/exclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )