SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Currículo, formas de controle e produção das fronteiras da inclusão/exclusãoA pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

VASQUES, Carla K.. Uma leitura em diagonal: as relações entre o diagnóstico e a inclusão escolar de sujeitos com autismo e psicose infantil. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.01, pp.30-42. ISSN 1984-7114.

O presente texto aborda a escolarização de crianças e adolescentes com graves problemas de desenvolvimento ou constituindo uma estruturação atípica, seja ela o autismo, seja a psicose. O recorte privilegiado aproxima psicanálise freudo-lacaniana, hermenêutica filosófica, educação especial e processos inclusivos. Mais especificamente, reflete-se sobre o lugar do diagnóstico na construção das (im)possibilidades escolares, a partir da análise dos últimos 28 anos de produção científico-acadêmica sobre o tema. A proposição é que existe uma centralidade do diagnóstico na condução dos percursos educacionais desses sujeitos. Frequentemente, o diagnóstico é identificado como o ato de desvelar e/ou decodificar. Em outra perspectiva, defende-se que a relação diagnóstico-escolarização implica a construção de uma leitura, a invenção de possibilidades. Como não há um percurso pré-estabelecido, garantido e antecipado pelo diagnóstico, o professor e a escola responsabilizam-se por suas escolhas, visando à experiência escolar de seu aluno. Daí a base de sua conduta ser ética, em lugar de um método ou técnica.

Palavras-chave : Diagnóstico; Autismo e Psicose Infantil; Inclusão Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )