SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Educação ambiental e ensino de ciências em escolas públicas alagoanasEmbates sobre a neutralidade na educação: a formação ideológica do discurso da Revista Veja índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

RAMOS, Flávia Brocchetto  y  ZANOLLA, Taciana. Repensando o ensino de literatura no ensino médio: a interação texto-leitor como centro. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.01, pp.65-80. ISSN 1984-7114.

Este artigo defende uma abordagem da literatura no Ensino Médio diversa da perspectiva histórica geralmente conferida à disciplina, que se encontra refletida na organização da maior parte dos manuais didáticos utilizados nas salas de aula do país. Propõe-se um trabalho voltado para a interação do aluno com o texto, no qual a seleção de obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor e a análise literária dessas obras permitam ao educando construir sentidos para o texto a partir de suas vivências. Os resultados observados em prática de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, a partir de textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, indicam que essa proposta possibilita a aproximação entre o adolescente e o texto literário, a significação dos textos e a instrumentalização dos alunos para a leitura.

Palabras clave : Ensino Médio; Literatura; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )