SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Tensão entre a vulgarização e a erudição na divulgação científicaUm estudo sobre o trabalho pedagógico de professores da EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de  e  SILVA, Janssen Felipe da. As relações existentes entre a educação e a complexidade na sociedade globalizada: impactos para a formação do leitor crítico. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.34-50. ISSN 1984-7114.

Esta pesquisa partiu da constatação de dificuldades no tocante à compreensão leitora, por parte dos estudantes das escolas públicas brasileiras. O objetivo foi conhecer e discutir concepções e práticas de leitura. Com base em Bourdieu (1995), Morin (2002), entre outros teóricos que tratam da formação do cidadão, das relações sociais na complexidade e a instituição escolar, analisamos o discurso de quatro  professoras do 2º ano/2º ciclo de uma escola de referência do Recife, como também os dados estatísticos brasileiros em larga escala. Com esses dados, analisamos o percurso de formação dos leitores pelos anos de escolaridade a partir do SAEB e SAEPE, ao término do Fundamental I e II e Médio, na perspectiva qualitativo-indiciária de análise. Os resultados indicaram que as professoras defendem uma concepção ampliada de leitura, mas não explicitam seu papel quanto às relações entre leitura e consciência crítica dos alunos. Com a análise dos dados do SAEB, percebemos a desigualdade na aprendizagem, como também a perpetuação do sistema educacional que consolida e reproduz as históricas diferenças sociais.

Palavras-chave : Contexto Social; Formação do Leitor Crítico; Consciência Cidadã.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )