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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

DUMARESQ, Maria Isabel Alves; PRIEL, Margareth Rose  y  ROSITO, Margaréte May Berkenbrock. A educação bioética no ensino fundamental: um estudo a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.66-76. ISSN 1984-7114.

O presente estudo tem como objetivo uma reflexão a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais - temas Transversais - Volume: Ética, sobre a viabilidade de uma educação bioética no Ensino Fundamental. A análise documental foi realizada tendo Paulo Freire como referencial da concepção de educação. A dimensão proposta nesses documentos comunga com a teoria dos referenciais bioéticos. Diante dos estudos realizados, conclui-se que é viável uma educação bioética no Ensino Fundamental em função de que há uma confluência entre a Bioética, seus referenciais e sua relação com a educação, em especial no Ensino Fundamental, no sentido de contribuir para a formação deste aluno o mais cedo possível, por meio de uma educação para cidadania, pautada em valores e construída ao longo da escolarização nas relações mais justas, na dignidade humana, na autonomia, justiça e qualidade de vida. A grande dificuldade dessa proposta está na forma de execução, para a qual deveria haver um consenso em cada uma dessas partes: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e os referenciais da bioética, que depois de discutidos e alinhados confluam para um modelo de educação bioética voltado para o Ensino Fundamental, atendendo assim ao que determina a lei e o que os PCNs sugerem como prática.

Palabras clave : Bioética; Estudo e Ensino; Ensino Fundamental; Parâmetros Curriculares Nacionais.

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