SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02A educação bioética no ensino fundamental: um estudo a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares NacionaisGênero e educação: delimitação de espaços e construção de estereótipos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

REIS, Priscila Camargo  e  TREZ, Thales de A. e. A experimentação animal na Universidade Federal de Goiás: elementos para uma abordagem crítica. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.77-90. ISSN 1984-7114.

A experimentação animal diz respeito a qualquer prática que faz uso de animais não-humanos para fins didáticos e/ou científicos, abrangendo a dissecação e a vivissecção. A prática advém da valoração instrumental que os animais humanos conferem aos demais, o que tem raízes muito antigas em nossa história. Este trabalho explora o posicionamento moral frente a tal metodologia entre 38 pesquisadores/professores da Universidade Federal de Goiás (Goiânia), campi I e II, que a praticam. Os resultados indicam que a maioria apresenta abertura quanto aos métodos substitutivos, embora considere que a experimentação animal seja indispensável para a ciência. Este modo de fazer ciência afeta diretamente concepções e comportamentos dos/as estudantes e atuantes das áreas biológicas em geral.

Palavras-chave : Ética Animal; Experimentação Animal; Percepção de Pesquisadores/as; Educação Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )