SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número03Literacy in early childhood educationUma abordagem histórico-cultural dos conceitos numéricos cotidianos de crianças da educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PALHANO, Nathália Crescêncio  y  GARANHANI, Marynelma Camargo. Características e especificidades de brinquedos presentes nos CMEI’s de Curitiba-Paraná. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.03, pp.42-63. ISSN 1984-7114.

A pesquisa verificou características e especificidades de brinquedos presentes nos CMEI's de Curitiba-Paraná. Os subsídios teóricos foram os estudos de Brougère (2004); Bomtempo (1986 e 1990) e Uemura (1988 e 1999) sobre o conceito brinquedo como objeto suporte da brincadeira; Brougère (2004) e Uemura (1999) sobre o papel do educador na relação da criança com os brinquedos; Zirhut (2002) e Wajskop (2005) sobre o brinquedo no contexto da Educação Infantil e Garon (1990 e 1998), Michelet (1998) e Bomtempo (1986) referente às classificações de brinquedos. Observou-se nos CMEI`s que há grande variedade de tipos e modelos de brinquedos, classificados pela faixa etária, contudo não atendem à demanda de crianças que frequentam os CMEI’s e, em alguns contextos, servem apenas como objeto de decoração. Em maior quantidade, encontraram-se brinquedos que desenvolvem a afetividade e o intelecto, conforme a classificação de Michelet (1998). Quanto às concepções de diretoras e/ou pedagogas, pode-se perceber que poucas compreendem a importância do brinquedo no contexto da Educação Infantil e suas possibilidades como recurso pedagógico. Portanto, não atentam para suas características e especificidades no momento de adquiri-los.

Palabras clave : Brinquedo; Educação Infantil; Recurso Pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )