SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número03Estimulação precoce com bebês e pequenas crianças hospitalizadas: uma intervenção em psicologia pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

TURMINA, Adriana Cláudia. Literatura de auto-ajuda: um olhar sobre as relações de trabalho. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.03, pp.94-110. ISSN 1984-7114.

O artigo destaca a emergência do discurso de auto-ajuda nas relações de trabalho, resgatando-se brevemente a origem da auto-ajuda clássica, datada de 1859, para se entender a configuração deste discurso que (re)floresce a partir dos anos 90 do século XX. Um olhar mais apurado sobre os usos e os abusos deste discurso pela área de relações humanas permite pensar sobre o movimento do capital que, sob face “humanitária”, procura camuflar as relações de exploração e de poder entre empresários e trabalhadores. Dessa forma, a linguagem utilizada no discurso de auto-ajuda constitui uma estratégia que permite ao capital renovar seu controle nas relações de trabalho.

Palavras-chave : Auto-ajuda; Relações de Trabalho; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )