SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01O ensino de geografia no Brasil: as prescrições oficiais em tempos neoliberais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MANRIQUE, Ana Lucia  y  FERREIRA, Guilherme Lazarini. Mediadores e mediação: a inclusão em aulas de matemática. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.07-13. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta reflexões sobre o uso de uma ferramenta para representação de gráficos por alunos cegos do Ensino Médio. Apresenta um levantamento histórico do desenvolvimento de institutos para alunos cegos no Brasil e explora a interação entre um professor de matemática e um aluno cego para a confecção da ferramenta, no sentido de favorecer o processo de ensino e aprendizagem deste aluno. E conclui que a inclusão ocorre quando um aluno que possua algum tipo de deficiência tem a oportunidade de ser tratado como todos os outros alunos da sala, bem como partilhar e participar de situações-problema que envolvam a manipulação de ferramentas que o deixem nas mesmas condições de seus colegas para aprender.

Palabras clave : Inclusão; Alunos Deficientes Visuais; Gráficos; Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )