SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01O ensino de geografia no Brasil: as prescrições oficiais em tempos neoliberaisTeachers as decision makers: narratives of power in an era of standards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ALVES, Solange Maria et al. Vamos brincar de quê? Reflexões sobre a brincadeira de papéis sociais como conteúdo da mediação pedagógica com a infância. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.29-40. ISSN 1984-7114.

Concebida com base no conceito de atividade principal da escola histórico-cultural de Psicologia, a brincadeira deixa de ser algo natural da infância para constituir-se como espaço e tempo fulcral de apropriação dos inventos humanos, especialmente os de ordem simbólica nascidos, notadamente, das relações concretas de vida humana. Sob este prisma e sendo a escola campo privilegiado de estratégias voltadas ao desenvolvimento de formas complexas de pensamento, a brincadeira passa a ser lugar de observação e a linguagem contida nela o conteúdo da linguagem presente na ação de brincar e, a partir daí, passa a ser alvo de um olhar pedagógico atento, cuidadoso e intencional. Isso efetivamente acontece? Neste texto procuramos explicitar alguns dados coletados em pesquisa realizada com o objetivo de verificar essa relação entre brincadeira de papéis sociais e prática educativa com a infância.

Keywords : Brincadeiras de Papéis; Abordagem Sócio-Histórica; Mediação Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )