SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Vamos brincar de quê? Reflexões sobre a brincadeira de papéis sociais como conteúdo da mediação pedagógica com a infânciaInterações entre conceitos cotidianos e filosóficos na disciplina de filosofia no ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CALLEJO PEREZ, David M.  y  DAGEN, Allison Swan. Teachers as decision makers: narratives of power in an era of standards. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.41-48. ISSN 1984-7114.

O presente artigo focaliza os professores como tomadores de decisão no que se refere a currículo e ensino. Ele explica como alguns professores que lecionam em escolas na região de Pittsburgh, cansados de perder preciosas oportunidades de aprendizagem para os ultrapassados modelos curriculares vigentes, decidiram oferecer a seus alunos experiências de aprendizagem através de um currículo que tomou uma forma viva; foi criado com a participação das crianças, professores e pais, e não mais por conjuntos estáticos de políticas. O artigo reflete ainda sobre quais temas importantes podem ser ensinados e aprendidos nas escolas que abraçarão o futuro. Esperamos explorar a idéia daquilo que ocorre quando as escolhas curriculares do professor são contrárias às idéias e hábitos estabelecidos pela escola e por outras instituições envolvidas na educação da criança. Como lembra John Dewey, a renovação individual e comunitária ocorre melhor em uma sociedade democrática, uma sociedade em que justiça e assistência são essenciais. Estas idéias ocorrem somente em escolas em que a figura central - o professor - dá forma, nutre e enriquece a vida daqueles que lhes são entregues em confiança pelos pais. O sucesso e a promessa destes professores é expor as crianças a uma multiplicidade de experiências que ajudarão a dar forma às suas histórias de vida e, algum dia, trazer à tona ideais democráticos na prática cotidiana de escolha do voto, criação de filhos, convivência com vizinhos, escolhas religiosas, e, especificamente, quando lhes for solicitado julgamento como cidadãos democráticos. Independente de formação, origem, realidade econômica, a aquisição bem sucedida de habilidades e de uma base sólida só ocorre quando o crescimento intelectual e emocional do indivíduo é respeitado, protegido e enfatizado, e isto só pode ocorrer se for permitido que floresçam a dedicação, o cuidado, o talento e a inteligência do professor.

Palabras clave : Professores; Currículo; Ensino; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )