SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Teachers as decision makers: narratives of power in an era of standardsA prática docente universitária sob a perspectiva dos estudantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

BELIERI, Cleder Mariano; SFORNI, Marta Sueli de Faria  y  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Interações entre conceitos cotidianos e filosóficos na disciplina de filosofia no ensino médio. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.49-56. ISSN 1984-7114.

No contexto da discussão sobre as aulas de Filosofia no Ensino Médio, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre o desenvolvimento dos conceitos espontâneos e filosóficos em uma atividade de ensino. O objeto de estudo foram aulas da disciplina de Filosofia, com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Informática de um colégio estadual do Paraná. A análise foi realizada com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados indicam que a apropriação dos conceitos filosóficos oferece aos alunos condições de interação mais complexa com o mundo, já que esses conceitos - instrumentos simbólicos produzidos ao longo da história da filosofia - permitem que eles superem a opinião proveniente da experiência pessoal. Constatamos também que, no desenvolvimento do aluno, há uma relação de resistência e interdependência entre os conceitos espontâneos e os conceitos sistematizados da Filosofia.

Palabras clave : Ensino; Aprendizagem Conceitual; Filosofia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )