SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01A prática docente universitária sob a perspectiva dos estudantesTestes ABC: a alfabetização em um jardim de infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. A arte e o saber de si no uso pedagógico das máscaras: práticas e pesquisa na sala de aula. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.65-73. ISSN 1984-7114.

O presente texto é um recorte da minha dissertação de Mestrado em Educação resultante de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 7ª série de uma escola municipal da Zona Sul/RS. Propus-me a verificar os elementos de identificação do aluno com a sua produção artística, e o que estes revelavam e ocultavam através da criação de máscaras e de textos produzidos a partir destes trabalhos. Transcendendo limites de espaço/tempo e inserindo-se em processos expressivos das subjetividades, procurei, através do uso pedagógico da máscara, possibilitar aos aprendizes espaços de produção e vivências artísticas para que, ampliando suas formas de expressão, pudessem produzir conhecimentos sobre si e sobre os colegas.

Palabras clave : Artes Visuais; Máscara; Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )