SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01A arte e o saber de si no uso pedagógico das máscaras: práticas e pesquisa na sala de aulaO “outro” na sala de aula: o cinema no ensino da história e cultura afrobrasileira na educação escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

RABELO, Giani. Testes ABC: a alfabetização em um jardim de infância. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.74-81. ISSN 1984-7114.

Este estudo tem como intuito promover maior aproximação entre as práticas assistenciais e educativas protagonizadas por religiosas do Instituto Coração de Jesus junto às crianças, filhas de operários de uma empresa do complexo carbonífero do sul de Santa Catarina. Analisam-se, aqui, as práticas pedagógicas implementadas pelas religiosas e professoras leigas, registradas num documento denominado Crônica do Jardim de Infância “Cristo-Rei”, que reúne relatos acerca de dez anos do trabalho junto aos filhos e às filhas dos operários do Lavador de Carvão-CSN, na Ccidade de Capivari de Baixo (Tubarão/SC), entre os anos de 1960 a 1970. O documento constitui-se de uma espécie de diário das atividades, que registra diversos aspectos do cotidiano do Jardim de Infância e, a partir dele, da vida na vila operária, espaço de atuação das religiosas. Após uma leitura minuciosa do documento, entre as práticas identificadas, chamou-nos a atenção o ensino da leitura e da escrita, sendo assim problematizado. Este ensino era priorizado no 3º Período, ou seja, no ensino das crianças de 6 a 7 anos, o que é confirmado pela introdução dos Testes ABC, no Jardim de Infância, a partir de 1961. Os Testes ABC eram empregados com a finalidade de medir o grau de maturidade para a leitura e para a escrita, ficando as crianças classificadas em diferentes níveis de maturidade. O processo de exclusão promovido pelos resultados dos Testes ABC reafirma as bases teóricas que os sustentam, pautadas na ideia de que crianças imaturas biologicamente são incapazes de aprender. Das anotações realizadas na Crônica sobre os resultados dos testes, fica evidente que a maior parte das crianças entre seis e sete anos alcançava o nível médio e superior, sendo raros os casos de crianças com nível de maturidade elevado ou elevadíssimo. No entanto, também havia aquelas que eram classificadas no nível inferior, ou melhor, nulo e até aquelas incapazes de responderem aos testes.

Palavras-chave : História da Educação; Testes ABC; Alfabetização; Jardim de Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )