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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FELIPE, Delton Aparecido  y  TERUYA, Teresa Kazuko. O “outro” na sala de aula: o cinema no ensino da história e cultura afrobrasileira na educação escolar. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.82-89. ISSN 1984-7114.

A aprovação da Lei 10.639/2003 outorga obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica, demandando um repensar das ações pedagógicas no espaço escolar e no currículo. Essa lei combate as sub-representações e os estereótipos vividos pela população negra ao longo da história brasileira. Sua efetivação na sala de aula exige formar um novo perfil de docentes e discentes que, a fim de que no processo de reflexão sobre o “eu” e o “outro”, se apropriem de conhecimentos necessários para questionar a pedagogia excludente que ainda existe nas escolas. O presente trabalho tem por objetivo problematizar a possibilidade dos professores e das professoras trabalharem com o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação escolar. Para verificar como a representação do “outro”, nesse caso o negro, se manifesta nas escolas, realizamos uma pesquisa-ação participativa oferecendo um curso de extensão destinado aos docentes da rede estadual de educação do Município de Maringá (PR) e região. Verificamos que as reflexões realizadas no decorre do curso levaram os docentes a problematizar os conceitos de raça, etnia, igualdade, diferença, cultura e conhecimento. As análises dos dados obtidos indicam que as discussões contribuíram para ampliar o conhecimento dos docentes sobre sua prática pedagógica como formadores de posicionamentos sociais. Os professores e as professoras tiveram a oportunidade de repensar as suas subjetividades, as posturas pessoais e os preconceitos historicamente assumidos. Concluímos que o curso possibilitou experimentar uma reflexão coletiva: para enfrentar aspectos conflitivos e tensões que se apresentam relacionadas às questões étnico-raciais em sala de aula, evidenciamos a necessidade de uma formação docente que permita aos professores e às professoras desconstruir concepções e visões estereotipadas dos africanos e negros brasileiros, construídas ao longo da história.

Palabras clave : Educação Escolar; Formação de Professores e Professoras; Relações Étnico-Raciais.

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