SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Provocações no campo da história: Nietzsche e Foucault pensadores do presente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FRANCA, Fabiane Freire  y  CALSA, Geiva Carolina. Gênero e formação docente: contribuições de um processo de intervenção pedagógica. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.105-112. ISSN 1984-7114.

O objeto deste artigo é demonstrar algumas representações sociais de gênero apresentadas por professores e professoras de 5ª e 6ª séries de uma escola pública da cidade de Sarandi/PR. Em vista disso, problematizou-se: Quais as representações sociais de professores e professoras a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, realizou-se um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo, com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras durante o processo de intervenção pedagógica. Caracteriza-se esta análise como uma pesquisa-ação participativa, ao considerar a pesquisa um instrumento de “(re)construção” do conhecimento. Os resultados deste artigo apontaram um movimento de opiniões e definições do conceito de gênero apresentado pelos/as professores/as após o processo de intervenção pedagógica. Considera-se que tais resultados revelam a necessidade de maiores discussões sobre o gênero no ambiente escolar.

Palabras clave : Educação; Gênero; Intervenção Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )