SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02A educação obrigatória nas constituições brasileiras e nas leis educacionais delas derivadasPolícia e escola: aparando arestas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Gilberto Ferreira da  y  CABRERA RODRIGUEZ, Flor Angeles. Educação para a cidadania intercultural: contribuições na dinâmica da investigação em grupo. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.147-155. ISSN 1984-7114.

O sistema educativo, educadores e pesquisadores vêm acumulando experiências e uma significativa produção gerada pelas inquietações e pela busca de alternativas para o tratamento do fenômeno da multiculturalidade presente no espaço educativo. Somam-se esforços por tentar compreender e experimentar propostas de formação de educadores, de tal forma que possam responder positivamente, e com eficácia, à sua função de educadores em contextos de diversidade cultural, social e econômica. O propósito deste trabalho coloca como campo de pesquisa a produção ancorada no ambiente proporcionado pelo Grupo de Investigación em Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Centrou-se em conhecer o modelo de cidadania intercultural preconizado pelo grupo e em localizar as contribuições nos processos de formação para a cidadania intercultural. O ofício da cidadania exige espaços de vivência democrática e é justamente neste aspecto que a educação aporta possibilidades de viabilização de ações cidadãs. A formação de professores que contempla esse horizonte garante o seu papel e contribui para a transformação social, a partir da formação das gerações futuras no presente.

Palabras clave : Educação Intercultural; Cidadania Intercultural; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )