SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue02Educação para a cidadania intercultural: contribuições na dinâmica da investigação em grupoTerceira idade, natalidade e educação ambiental numa perspectiva intergeracional e arendtiana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SANTANA, Edna Miranda Ugolini  and  GOMES, Candido Alberto da Costa. Polícia e escola: aparando arestas. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.156-165. ISSN 1984-7114.

A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília realizou pesquisa sobre a segurança escolar em quatro escolas públicas do Distrito Federal, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), incluindo a participação do policial. Será que o policial favorece a segurança e a proteção de todos na escola ou contribui para o aumento da violência? Como diretores, professores, alunos, membros do Conselho de Segurança Escolar (CSE) avaliam a atuação do policial na escola? A pesquisa qualitativa e quantitativa teve entrevistas com quatro diretores, oito membros do CSE e sete policiais, grupos focais com ao todo 73 alunos, questionários aplicados a 99 professores e 615 alunos, em quatro escolas da rede pública incluídas entre as mais violentas. Os participantes, inclusive os policiais, foram unânimes ao afirmar que a presença do agente na escola é importante para combater a violência, principalmente quando há relacionamento de amizade e confiança entre os policiais, a direção da escola, os alunos e os seus respectivos pais. Observou-se que o policial, em vários casos, se assimilou ao ambiente educativo, participando das atividades escolares e executando também funções pedagógicas voltadas à segurança escolar.

Keywords : Policial; Segurança Escolar; Gestão Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )