SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Polícia e escola: aparando arestasColégio Agrícola Nilo Peçanha: gestão e competências socioambientais na formação do técnico em meio ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ROSSO, Ademir José  y  SANTOS, Franciely Ribeiro dos. Terceira idade, natalidade e educação ambiental numa perspectiva intergeracional e arendtiana. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.166-176. ISSN 1984-7114.

O artigo apresenta pesquisa avaliando a inserção dos idosos como atores de educação ambiental (EA). A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de natalidade de Hannah Arendt e de educação dialógica de Paulo Freire. Na primeira etapa da coleta de informações, fez-se o mapeamento das transformações ambientais mediante a história oral de onze idosos. A segunda etapa se fundamenta nos princípios da pesquisa-ação e integra o estudo das memórias colhidas em entrevistas, seguido de dois encontros intergeracionais com setenta e um alunos da quinta e sexta séries do Ensino Fundamental e quatro idosos. A análise das informações permite afirmar que os idosos se responsabilizam com as novas gerações, os alunos compreendem o sentido das transformações ambientais ocorridas nos últimos cinquenta anos da cidade e que o diálogo intergeracional é constitutivo da EA.

Palabras clave : Educação Ambiental; Idosos; Educação Intergeracional e Memória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )