SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Polícia e escola: aparando arestasColégio Agrícola Nilo Peçanha: gestão e competências socioambientais na formação do técnico em meio ambiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ROSSO, Ademir José  e  SANTOS, Franciely Ribeiro dos. Terceira idade, natalidade e educação ambiental numa perspectiva intergeracional e arendtiana. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.166-176. ISSN 1984-7114.

O artigo apresenta pesquisa avaliando a inserção dos idosos como atores de educação ambiental (EA). A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de natalidade de Hannah Arendt e de educação dialógica de Paulo Freire. Na primeira etapa da coleta de informações, fez-se o mapeamento das transformações ambientais mediante a história oral de onze idosos. A segunda etapa se fundamenta nos princípios da pesquisa-ação e integra o estudo das memórias colhidas em entrevistas, seguido de dois encontros intergeracionais com setenta e um alunos da quinta e sexta séries do Ensino Fundamental e quatro idosos. A análise das informações permite afirmar que os idosos se responsabilizam com as novas gerações, os alunos compreendem o sentido das transformações ambientais ocorridas nos últimos cinquenta anos da cidade e que o diálogo intergeracional é constitutivo da EA.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Idosos; Educação Intergeracional e Memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )